Já se pegou na loja (ou no site!) diante de uma prateleira de cadernos sem saber qual escolher? Não se preocupe: escolher um caderno de qualidade é uma jornada — mas a gente facilita pra você! Aqui vão cinco dicas essenciais para acertar em cheio na compra do seu próximo caderno, pensando em papelaria, estudos, trabalho ou até mesmo para presentear.

1. Tipo de capa 

A dúvida clássica: capa dura ou capa mole? A capa dura é firme, resistente, protege contra amassados e sobrevive à correria das mochilas e bolsas — perfeita para vida escolar e universitária. Já a capa mole é maleável, fácil de levar para todo lado e ótima para quem curte praticidade. Pense no seu ritmo de vida e decida!

2. Folhas internas 

Seus planos são desenhar, escrever textos longos, planejar metas, fazer mapas mentais? Há folhas para cada perfil:

Folhas lisas para desenhar ou criar à vontade.

Folhas pautadas são um clássico para escrita fluida, são as que possuem linhas, retinhas.

Folhas quadriculadas são perfeitas para cálculos, gráficos, formas. 

Importante!

Dê uma espiada na gramatura também. Gramatura é o nome utilizado para a espessura (ou peso) do papel. Ela indica o quanto o papel pesa por metro quadrado (g/m²). Quanto maior a gramatura, mais grosso e pesado é o papel. Quanto menor, mais fino e leve ele é. Folhas mais grossas evitam que a tinta da caneta atravesse a página.

 

3. Tamanho 

Nem só de caderno grande vive o estudante ou profissional. Precisa anotar muita coisa? Vai de A4. Quer praticidade e mobilidade? O A5 cabe em quase todo lugar. Precisa de algo compacto, perfeito pra bolsa ou bolso? Invista no A6. É questão de praticidade e estilo de vida!

Para facilitar, colocamos uma tabela para você visualizar os tamanhos em centímetros:

A4

21,0 x 29,7 cm

A5 14,8 x 21,0 cm
A6 10,5 x 14,8 cm
Universitário 20,0 x 27,5 cm
Caligrafia  20,0 x 27,5 cm
Brochura 17,5 x 24,0 cm
Brochurão 20,0 x 27,5 cm



O tamanho Universitário, Caligrafia e Brochurão possuem, na prática, medidas quase iguais (20 x 27,5 cm), sendo muito comuns em cadernos escolares no Brasil.

A4, A5 e A6 seguem o padrão internacional de papel.

Brochura costuma ser um pouco menor, comumente usado para agendas e cadernos escolares de menor quantidade de folhas.

 

4. Encadernação 

Prefere abrir as páginas e deixá-las planas na mesa? Vá de espiral. Gosta de acabamento mais sofisticado, costurado ou até artesanal? Esses modelos são puro charme e duram muito!

Quando falamos em brochura ou brochurão, fique atento ao acabamento:

  • Grampeado: é mais comum em brochurões de poucas folhas, onde os cadernos são feitos com várias folhas dobradas ao meio e presas por grampos na lombada.
  • Costurado: é usado em brochurões com mais folhas ou quando se quer garantir mais durabilidade ao caderno. As folhas são dobradas e unidas por uma costura artesanal ou de máquina na lombada.
  • Colado: não é comum em brochurão. A encadernação colada, chamada também de “bloco” ou “hotmelt”, normalmente é usada em blocos ou cadernos tipo “espiral” sem o espiral, e não no brochurão clássico. Cadernos colados tendem a ter folhas que se soltam mais fácil, por isso são pouco usados nesse formato.

 

5. Estilo e personalização 

A parte mais divertida: escolha um caderno personalizado ou com aquela estampa criativa que tem tudo a ver com você. Cadernos são ferramentas de organização, mas também de expressão e motivação. Deixe o caderno te inspirar!

Extra: Preste atenção nos detalhes funcionais! O caderno ideal é aquele que une utilidade, visual incrível e muita qualidade. Ah, e não esqueça: organizar a vida pode ser mais leve (e bonito!) com bons materiais.

Navegue pela papelaria da Mochila Mágica e encontre a opção ideal para você ou para presentear alguém especial com lindos cadernos!