O bebê está pronto para tomar água ou suco no copinho? Algumas crianças já conseguem utilizar o copo perto de completar um aninho. Outras, um pouco antes desta idade e outras mais tarde. Não tenha pressa, está tudo bem. Cada bebê tem o seu tempo de desenvolvimento. Para auxiliar você a escolher o copo ideal, veja as dicas abaixo: 

Escolhendo o copinho

Não existe um tipo que seja melhor para todos. Existem muitos modelos de transição, mas cada criança responde melhor a um tipo e os pais precisam testar. As nossas dicas são:

-  no primeiro momento, escolha copinhos que possuem bracinhos laterais, que são mais confortáveis. Existem diversas marcas com modelos de alças. 

- encontre produtos livres de agentes nocivos, como o BPA. 

- o copinho não deve ser de vidro, pois o vidro pode quebrar e machucar o bebê. Escolha plástico rígido ou alumínio.

- prefira bicos que não sejam iguais aos da mamadeira, para o bebê perceber que tem algo novo para aprender. 

 

Transição - Não force o bebê

Muitas crianças sentem vontade de fazer a transição por verem os adultos usando copos tradicionais. Os pais, geralmente, têm muita expectativa para as novas fases do bebê e acabam passando isso para o filho, o que dificulta muito o andamento do aprendizado. Quando oferecer o copinho – algo novo para o seu filho, ofereça e deixe que use ou não, sem ficar forçando ou repetindo que o copinho é melhor ou que ele precisa mudar. Para uma criança nessa idade, a atenção positiva e a negativa são iguais. Então se você se preocupar demais em fazê-la beber vai acabar tendo o efeito contrário, o que é ruim para o desenvolvimento do seu filho. 


Caminhos

No início, vale colocar o copo como uma regra para água ou suco. Lembre-se de que vazamentos ou dificuldades em ingerir são normais, e que ele vai aprender com isso. 

Papais, curtam a nova fase. Acidentes vão acontecer! :-)

Molhar o sofá ou as roupas será algo bem comum. 

 

Siga o nosso Instagram: @mochilamagicaoficial