Bom, mamãe, várias podem ser as razões pelas quais você decide retirar e armazenar o seu leite. Pode ser porque tem um bebê prematuro ou que não consegue sugar a mama, pode ser que você tenha a necessidade de tomar algum medicamento ou está com um seio muito cheio - e esvaziá-lo ajuda o bebê a pegar melhor. Ainda, se quer aumentar a produção, tirar o leite pode ser um bom caminho, pois quanto mais se esvazia, mais leite se tem. Ah! E quem sabe você está retornando ao trabalho e precisa fazer o armazenamento, não é mesmo? 

Mas, vamos lá. Você decidiu extrair o leite, e agora, como armazená-lo?

Depois de ter conseguido retirar, é preciso saber acondicionar corretamente, para oferecê-lo com segurança ao bebê. Existem no mercado diversos recipientes apropriados para isso, desde copos até saquinhos. 

É importante levar em consideração alguns cuidados na hora de armazenar:

É no saquinho? 

Deixe uns dois centímetros de borda, pois o líquido aumenta de volume quando congelado. 

Importante que o saquinho sejam resistentes e tenham vedação total.

 

É na mamadeira ou no copinho?

Confira se a tampa está corretamente encaixada e se houve a vedação total.

A mamadeira deve estar esterilizada (ou na água fervente ou no esterilizador de microondas).

 

Cuidados geral

Sempre confira se os recipientes de armazenamento são livres de BPA.

Coloque a data da retirada do leite em uma fita adesiva ou escreva com uma caneta (permanente) 

 

E quanto a duração do leite?

Depois de retirar o leite, ele deve ser consumido em até duas horas, se estiver em temperatura ambiente. Se for colocado na geladeira (sempre na prateleira de cima e nunca na porta!), o leite pode ser conservado por até 12 horas. Se for colocar no congelador, a duração é de 15 dias. 

Uma dica valiosa é armazenar o leite em pequenas quantidades e somente leites extraídos na mesma data. Sabe por que? Se o bebê não tomar tudo, não é recomendável voltar a tomar o leite que sobrou na mamadeira. Então, armazene de pouco em pouco.  Também não é indicado dar o leite que já tocou a boquinha do bebê, caso tenha sobrado.

Outra dica legal é que o leite deve ficar sempre na área mais fria da geladeira e não deve ser armazenado naquelas geladeiras que têm apenas uma porta, com o congelador pequeno.

 

Descongelando

Pois bem, chegou a hora de dar o leite para o bebê. Uma sugestão prática é retirá-lo trinta minutos antes do congelador. Outra possibilidade é removê-lo no dia anterior e deixá-lo na geladeira. Caso você retire na hora da mamada, para descongelar, basta colocá-lo em água morna e agitar, em banho-maria, como nossas mães chamavam. 

Aqui é importante lembrar que a água não pode ter fervido e que não se deve colocar o leite direto para ferver, pois pode perder os nutrientes. O microondas não é recomendado para descongelamento.

Caso você leve o leite para uma viagem, um passeio mais demorado, o ideal é acondicionar numa caixa térmica ou em um isopor com gelo e, assim que chegar ao destino, colocar no congelador.

E se o leite estiver separado, não se preocupe, é normal, a parte gordurosa sobe e as proteínas, água e os demais nutrientes ficam embaixo. Agite mais um pouquinho, acomode-se, respire fundo e curta um dos melhores momentos do dia a dia com o seu pequeno. Lembrando que amamentar acalma e é fundamental para o desenvolvimento do bebê.

 

Siga nosso Instagram: @mochilamagicaoficial